sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Especial Estréias do dia!

A sensação de ter dois grandes filmes de terror estreiando no mesmo dia é algo que não sentia há muito tempo. O fim de semana realmente promete! Conheça um pouco das obras:

Piranha 3D: Parece ser o feriado americano perfeito. Sol, cerveja e mulheres de biquini. Mas um terremoto abaixo da superfície liberta um cardume de peixes assassinos. Essa é a premissa de "Piranha 3D", que estreia hoje.

 Responsável pela nova versão do clássico de 1978, o francês Alexandre Aja disse que o projeto era um anseio antigo. "Um desejo para que eu volte ao sentimento dos anos 80, esse tipo de filme de prazer com culpa que era tão instantaneamente legal quando eu estava crescendo. Um filme que poderia ser tão assustador quanto divertido - onde havia muita nudez e sangue coagulado - uma atração surpreendente e divertida".

Desta forma, o cineasta criou o ambiente propício para o novo ataque das piranhas. Ele escolheu o Spring Break, famoso recesso das universidades e escolas americanas em que jovens cometem vários excessos, para acabar com a festa dessa galera no Lake Victoria. "Quis aumentar o sangue coagulado, as partes de ação. Quis desenvolver os personagens".

Com o recurso tecnológico do 3D, o pavor deve saltar da telona e incomodar os pobres espectadores. Na trama, a policial Julie Forester (Elisabeth Shue) terá que fazer de tudo para interditar o lago e impedir que todos esses farristas, incluindo seus filhos, se transformem em comida de peixe.

Tudo isso porque um abalo sísmico abriu uma fenda no fundo do lago e libertou das profundezas as piranhas pré-históricas, criadas digitalmente para o longa. Segundo um estudioso, interpretado por Christopher Lloyd, os animais sobreviveram milênios praticando o canibalismo.

Explorando sensualidade e violência, "Piranha 3D" tem como missão superar seus antecessores (o que não será muito difícil tendo em vista os "efeitos" especiais daquela época).

Para quem não sabe, o primeiro "Piranha" (de 1978), dirigido por Joe Dante, surgiu no rastro do sucesso de "Tubarão" (1975), outro predador submarino, que despontou um jovem diretor, chamado Steven Spielberg, em início de carreira.

Como se não bastasse, "Piranha" deu origem a uma sequência mal-sucedida, conduzida pelo até então semi-estreante James Cameron, que hoje declara ter vergonha em ter a produção em seu currículo grandioso, que inclui os arrasa-quarteirões "Exterminador do Futuro", "Titanic" e "Avatar". Se hoje tem o título de um dos diretores mais revolucionários quando o assunto é efeitos especiais, o mesmo não se pode dizer daquele jovem cineasta, que esteve por trás das suas piranhas voadoras.

E ainda tem mais: a franquia ainda rendeu um filme pra TV, que pouca gente ouviu falar...



*****

Atividade Paranormal 2: Depois do primeiro filme de Oren Peli, que surpreendeu pelo sucesso nas bilheterias, mesmo com um baixo orçamento e aquela estética "amadora", esta sequência caça-níqueis ficou a cargo de Tod Williams. Agora um novo jovem casal se assusta com atividades paranormais em uma casa de campo. Após sofrer uma tentativa de invasão em sua casa, uma família instala diversas câmeras ao redor da casa. O problema é que eles descobrem que os eventos que ocorrem são muito mais apavorantes do que eles imaginavam. Katie Featherston está de volta como a mocinha.

*****

Corram para o cinema, vejam os filmes e depois comentem sua impressões no blog! ;)

Fernando Durand.

Um comentário:

  1. Galera, vi Piranha 3D hoje. Ultimamente, os filmes de terror passaram a ser mais inteligentes e menos sanguinários. Com este, foi exatamente o contrário: muita nudes (até demais) e muito, muito sangue. O realismo das cenas é impressionante. Até eu senti um certo mal estar em ver tanta cena explícita. É um filme pra quem tem estômago forte, mas não chega a ser bom. O efeito 3D quase não é percebido, e não é nada explorado. O enredo até poderia ser melhor, se não fosse o sexo forçadamente jogado. É isso, assistam tbm e dêem suas opiniões aqui. Abraço, Fernando Durand.

    ResponderExcluir